Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




a culpa é dos portugueses

por JM, em 07.01.13

Mataram os índios, derrubaram todo o pau brasil e até foram os portugueses que trouxeram para cá a corrupção. Já passaram quase duzentos anos da independência do Brasil, mas o sangue português que corre nas veias de muitos brasileiros continua a impedir o Brasil de andar para a frente - parece que só os brasileiros é que ainda não perceberam que o gigante adormecido, o país do futuro, acordou. E já lá vão alguns anos.

 

Muita da história que conhecemos é fabricada e desse imaginário surgem alguns dos preconceitos mais difíceis de ultrapassar. Aqui no Brasil, quando se fala na culpa dos portugueses, diz-se que isso aconteceu porque para cá veio toda a ralé, a escumalha, a escória de Portugal. Que aqui se reproduziram ladrões, assassinos e outros que tais e que o sangue deles alimenta tudo o que de mau acontece agora. Se a predisposição para o crime fosse genética, seria uma teoria interessante.

 

Hoje, sem saber, o meu pai inspirou-me este post ao citar Agostinho da Silva, um filósofo português do século XX, curiosamente também ele imigrante temporário em terras de Vera Cruz: "Os portugueses, descontentes com o rumo tomado por Portugal no século XIV mas, sobretudo, no século XV, emigraram tranquilamente e foram fazer lá fora aquele Portugal que não encontraram aqui dentro". Foi assim nos séculos XIV e XV, foi assim no século XX quando ele saiu de um Portugal em ditadura para, por exemplo, fundar a Universidade de Santa Catarina e foi assim sempre. Portugal, para os emigrantes no Brasil e noutros países, sempre foi um país que podia ser muito mais e, porque não cabiam nele, fizeram-se ao mar durante vários séculos. Felizmente, apesar das tentativas, este país não cumpriu o seu ideal e acabou não virando um enorme Portugal.

 

Ainda assim, são identificáveis alguns traços comuns aos dois países, às pessoas dos dois países, e talvez vários defeitos sejam até herança portuguesa. Acho que a culpa é dos portugueses quando os brasileiros dizem que a culpa é dos portugueses, porque também os portugueses acham que a culpa é sempre dos outros. Hoje é dos alemães, antes foi dos americanos, dos espanhóis, dos franceses, dos ingleses, dos mouros. Nunca nossa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:32


21 comentários

De Luís Lavoura a 08.01.2013 às 09:33

Como pode ser isso quando o Brasil é feito por gente de diversíssimas origens. O Brasil é o país com mais pessoas de origem italiana a seguir à Itália, mais pessoas de origem japonesa a seguir ao Japão, mais pessoas de origem libanesa a seguir ao Líbano, mais pessoas de origem ucraniana a seguir à Ucrânia, e o segundo país com mais pessoas de origem alemã a seguir à Alemanha e aos EUA. As pessoas de origem portuguesa são relativamente minoritárias no Brasil.

De JM a 08.01.2013 às 11:34

Sem dúvida, Luís. O Brasil é feito por gente de diversíssimas origens e foi colonizado por gente de todo o mundo, mas o que sobra das aulas de história é a colonização portuguesa. E cá, como noutros países colonizados, os colonizadores não têm grande fama. É um processo relativamente natural.

De Luís Lavoura a 08.01.2013 às 11:53

Então provavelmente o que está errado são as aulas de história. Talvez conviesse elas focarem-se menos na história dos poderosos e mais na história da gente comum, ensinarem às crianças brasileiras sobre as diversas origens dos imigrantes que fizeram o povo do Brasil.
Por outro lado, é verdade que um país pode ter imigrantes de diversas origens mas manter uma matriz cultural ligada ao país colonizador. É o caso dos EUA, que, embora tenham gente de origens muito diversas, antropologicamente são em larga medida uma cópia da Inglaterra.

De JM a 08.01.2013 às 13:25

Bem, mas as aulas de história são a mesma coisa no Brasil, em Portugal e em qualquer outro país. Exageram-se papéis de vítima e de herói conforme convém à propaganda.

Mas no caso particular do Brasil, é muito interessante ver como, de todas as heranças culturais, a portuguesa é mais desvalorizada; se não mesmo a única que é desvalorizada. O caso que o Carlos Fino conta sobre a exposição dedicada ao barroco brasileiro que não tinha nenhuma referência a Portugal é um bom exemplo disso. Aliás, todo o artigo é um bom exemplo disso: http://www.africa21digital.com/colunistas/ver/20028979-portugal-brasil-separados-por-uma-lingua-comum-ou-unidos-por-uma-relacao-especial.

De o facto de ter carlos fino nisso a 19.01.2013 às 04:04

diz muito de portugal y brasil né

colonização mental é forte paca...

De Kattuxa a 08.01.2013 às 16:54

A culpa é do Relvas

De Nuno Gaspar a 09.01.2013 às 02:19

\"ensinarem às crianças brasileiras sobre as diversas origens dos imigrantes que fizeram o povo do Brasil\"
Isso é feito. E muito bem, em vários casos. Por exemplo, a exposição pública de textos dos colegas de turma dos meus filhos, de 8 anos, contando a história da chegada ao Brasil dos seus avós e bisavós, italianos, alemães, ucranianos, .. foi comovente. Dizer que os brasileiros acham que os portugueses são mais culpados dos seus vícios do que das suas virtudes é um cliché. Não é um facto. A vastidão e heterogeneidade física e cultural do Brasil não se presta a generalizações precipitadas. Facto é que dificilmente um português, no primeiro contacto, em qualquer parte do Brasil, não é confrontado com manifestação de simpatia e carinho. E também facto é que, no Brasil, muito dificilmente se ouviriam clichés desbocados, falsos e primitivos, relativamente a qualquer povo estrangeiro, muito menos ao português, a figuras públicas com representação institucional, como há pouco tempo ouvimos ao bastonário da Ordem dos advogados, sem consequências.

De JM a 09.01.2013 às 14:10

Olá Nuno, obrigado pelo comentário. De fato, há muitos brasileiros que não acham que a culpa de tudo é dos portugueses. E ainda bem que há tantos brasileiros com bom senso.

Mas eu não falava tanto dos brasileiros, mas da forma como é ensinada a História do Brasil. E a história básica do Brasil, tal como é difundida, é responsável por alguns preconceitos, entre os quais o de que os portugueses são responsáveis por tudo o que de mau acontece cá.

De é verdade a culpa é dos índios a 19.01.2013 às 04:02

se não morressem de gripe tuberculose varíola sarampo e afins

a culpa todinha tinha ficado com eles

assim o brasil ficou com o nosso modelo de desorganização

uma justiça ineficaz semi colonial semi americana

uma classe média alta ao estilo da victoriana com creados e creadas e chofer....

um quinto dos brasis que deu o convento de mafra et un aqueduto para encher lisboa de gallegos

et seu manel padeiro et merceeiro a enriquecer no sertão à custa dos ferreira de castros nacionaes ou importados

nã a culpa é de brasileiro mesmo

tem muito japonês e nazi alemão dentro....

De o tal de gaspar não deve ver a record a 19.01.2013 às 04:07

pô deve ser brasileiro fechado en con dominio com piscina e segurança

ou cabeça quadrada cheia de ruindade sertaneja

De Anónimo a 09.02.2019 às 23:00

Vivo hoje em Portugal e portugueses são todos mentirosos, enganadores, aproveitadores, mal educados e bafo de urubu! Vou usufruir e guardar minha grana e voltar para Meu paraíso. Onde a comida tem gosto, a vida tem sentido e pessoas amorosas.

De Carlos Barbarrosa a 16.04.2014 às 16:41

Boa tarde:
Li todos os comentários e respostas. E cheguei a conclusão que a culpa, é só dos brasileiros! Abraços

De cesar dasilva a 26.12.2015 às 06:50

Até 1822 os brasileiros eram todos portugueses. O Brasil era até essa data o país que os portugueses construiram na América. É a esses colonisadores portugueses, vossos ancestrais, e a todos os imigrantes das mais diversas orígens que aí chegaram após a independência, que cabe o mérito ou o demérito de o Brasil hoje ser como é. Portugal é o país dos portugueses que nunca emigraram para o Brasil...e que pouco ou nada têm a ver com o que aí aconteceu nestes quinhentos anos passados. Não seria um absurdo acusar os colonos portugueses do Brasil de todos os males que existem em Portugal? E não será também um absurdo acusar quem nunca foi para o Brasil dos males desse país?
Em 1822 os portugueses do Brasil colonial passaram chamar-se brasileiros...e assim a culpa das suas misérias, passadas e futuras, ficou com os irmãos do outro lado do mar que cometeram a imprudência de não mudar de nome. Não seria talvez má ideia os habitantes de Portugal passarem a chamar-se brasileiros e recuperarem assim a inocência perdida. Ficaria a nossa culpa coletiva entregue aos imigrantes dispersos pelo mundo que mantivessem a coragem e o orgulho de ser portugueses.

De clemence a 03.09.2016 às 18:35

Boa noite, senhor/senhora,
Viemos por esta mensagem faça você uma proposta que pode lhe interessar.
Nós somos uma pequena agência financeira, localizada no 7º arrondissement de Paris-França e oferecemos empréstimos entre os indivíduos (empresas e organizações privadas) que estão em necessidade urgente de um empréstimo que variam de 2.000 a 8.000.000 de euros com uma taxa de juros que variam de 2% em um período de reembolso de 1 a 35 anos, dependendo da quantidade solicitada e Não importa o motivo do seu pedido:
-Empréstimo financiamento
-Empréstimo imobiliário
-Auto empréstimo
-Dívida consolidação
-Resgate de crédito
-Empréstimo pessoal
-Empréstimos comerciais
-Empréstimos
Sinta-se livre para responder por suas perguntas, se você está interessado em nossa oferta. correio:
E-mail: chantellegomez0@gmail.com

De Anónimo a 23.07.2018 às 03:02

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

De Anónimo a 22.01.2019 às 05:53

When It Comes To Personal Loans * Business Loans etc., Contact Us Today Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com ) It’s Imperative To Work With The Right Company. We Help You Get The Best Rate For Your Business Loan Regardless Of Your Credit!!! If You Are Looking For A Personal Loans * Business Loans etc., You Have Come To The Right Place. Contact Us Today For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

Kindly write us back with the loan information;
- Complete Name:
- Loan amount needed:
- Loan Duration:
- Purpose of loan:
- City / Country:
- Telephone:
- How Did You Hear About Us:

Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0%? Or A Personal Loans * Business Loans etc. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

We Offers Financial Consulting To Client, Companies Seeking Debt / Loan Financing And Seeking For Working Capital To Start A New Business Or To Expand Existing Business. Interested Parties Should Contact Us For More Information Through Via E-mail: SuiteCapitals@gmail.com ( SuiteCapitals@post.com )

De Anónimo a 09.09.2019 às 13:44

Testemunho de um empréstimo
Consegui obter um empréstimo de uma instituição de microcrédito,
quem soube me satisfazer o mais rápido possível.
Ela me ajudou a emprestar uma quantia de 45.000 €.
Se, por outro lado, você precisar de crédito, empréstimo ou se estiver
Banco proibido,
Ps: Entre em contato com ele por e-mail se precisar de um empréstimo.
Aqui está o seu e-mail:
loanserious@gmail.com
Compartilhe essas informações para ajudar nossos irmãos, amigos e outras pessoas
pessoas necessitadas.

Whatsapp; 22990153225

De Anónimo a 24.03.2020 às 09:52

Precisa de crédito ao consumidor?

Eu sou um corretor de crédito individual com autorização da CPUE para emprestar dinheiro sem um banco entre indivíduos que desejam assistência financeira, especialista financeiro capaz de emprestar dinheiro rápido a uma taxa de juros 0,75% com condições muito simples que simplificam o tempo. Especialista em crédito ao consumidor, convido você a descobrir minhas ofertas de crédito:

1 °) O crédito rotativo de 500 € a 6000 €. Um crédito rotativo fornece uma quantia em dinheiro, utilizável no todo ou em parte, que é reabastecida como e quando seus pagamentos são efetuados.

2 °) Um empréstimo pessoal de € 5.000 a € 45.000. Crédito pessoal é crédito ao consumidor. Ele permite que você financie todos os seus projetos.

3 °) A solução de recompra de crédito. A recompra de crédito permite reagrupar seus créditos ao consumidor em apenas um crédito. A recompra de crédito é um empréstimo de dinheiro pessoal.

Entre em contato comigo:
CREDIT EXPRESS
E-mail: credit.express@aol.com
Chamada / SMS / WhatsApp: +33 7 56 95 97 85
Minha casa: 3 Allées Saint-Hubert, 91210 Draveil FRANÇA

• Lido e aprovado pela Câmara de Credores da União Europeia (CPUE).

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Comentários recentes

  • Patricia dooley

    All thanks to Mr Jose for helping with my profits ...

  • Anónimo

    BEM-VINDO: O EMPRÉSTIMO ONLINE ENTRE PESSOAS GRAVE...

  • Anónimo

    Precisa de crédito ao consumidor?Eu sou um correto...

  • Anónimo

    Precisa de crédito ao consumidor?Eu sou um correto...

  • Anónimo

    Meu nome é Valeria Marco. Há 6 meses atrás, meu ne...



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D